O que é o Esomeprazol?
O Esomeprazol é um medicamento indicado para combater os níveis elevados de acidez no estômago e é comercializado em diferentes formatos, nomeadamente em comprimidos, cápsulas ou líquido. É sobretudo recomendado no tratamento do refluxo gastroesofágico (também conhecido commumente pelas iniciais DRGE), mas é igualmente eficaz na inibição dos ácidos digestivos no estômago em geral.
Posologia
O Esomeprazol não necessita de prescrição médica. No entanto, deve sempre seguir a posologia recomendada ou receitada pelo seu médico, até porque esta depende do peso do paciente e da gravidade dos sintomas. Contudo, a posologia tradicional deste medicamente recomenda um comprimido de 40 miligramas por dia, durante quatro semanas. Se os sintomas persistirem após este período então deve consultar ajuda especializada. Para os jovens com menos de 12 anos, recomenda-se um comprimido de 20 miligramas.
Efeitos secundários
Tal como os restantes medicamentos, também este pode provocar efeitos secundários. Apesar de ser um fármaco com uma grande tolerância, podem-se verificar dores abdominais, diarreia ou náuseas, dores de cabeça ou vómitos. Mais raro é a ocorrência de boca cheia, comichão, tonturas ou períodos de sonolência elevada. Em caso de agravamento de algum destes sintomas, deve suspender imediatamente a toma do Esomeprazol e contactar o seu médico.
O Esomeprazol deve inda ser evitado por todos aqueles que sofram ou tenham sofrido de problemas hepáticos, vá fazer uma endoscopia em breve, tenha problemas em absorver ou processar a glicose ou a sacarose, assim como mulheres grávidas ou em período de amamentação. Em caso de dúvida deve consultar ajuda especializada, nomeadamente a do seu médico ou farmacêutico.