O que é atorvastatina?
A atorvastatina está em um grupo de medicamentos chamados inibidores da HMG CoA redutase, ou “estatinas”. A atorvastatina reduz os níveis de colesterol “ruim” (lipoproteína de baixa densidade, ou LDL) e triglicérides no sangue, enquanto aumenta os níveis de colesterol “bom” (lipoproteína de alta densidade ou HDL).
A atorvastatina é usada para tratar o colesterol alto e reduzir o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou outras complicações cardíacas em pessoas com diabetes tipo 2, doença coronariana ou outros fatores de risco.
A atorvastatina é utilizada em adultos e crianças com pelo menos 10 anos de idade.
Informações importantes
Não deve tomar atorvastatina se estiver grávida ou a amamentar, ou se sofrer de doença hepática.
Pare de tomar este medicamento e informe imediatamente o seu médico se engravidar.
Interações medicamentosas graves podem ocorrer quando certos medicamentos são usados em conjunto com atorvastatina. Diga a cada um dos seus profissionais de saúde sobre todos os medicamentos que você usa agora e qualquer medicamento que você iniciar ou parar de usar.
Em casos raros, a atorvastatina pode causar uma condição que resulta na quebra do tecido muscular esquelético, levando à insuficiência renal. Ligue imediatamente para o seu médico se tiver dor muscular inexplicável, sensibilidade ou fraqueza, especialmente se você também tiver febre, cansaço incomum e urina de cor escura.
Evite comer alimentos que são ricos em gordura ou colesterol. A atorvastatina não será tão eficaz na redução do colesterol se você não seguir um plano de dieta para baixar o colesterol.
A atorvastatina é apenas parte de um programa completo de tratamento que também inclui dieta, exercício e controle de peso. Siga suas rotinas de dieta, medicação e exercício muito de perto.
Antes de tomar este medicamento
Você não deve usar atorvastatina se você é alérgico a ela, ou se você tem:
- Doença hepática; ou
- se estiver grávida ou a amamentar.
A atorvastatina pode prejudicar o feto ou causar defeitos congênitos. Não use se você estiver grávida. Pare de tomar este medicamento e informe imediatamente o seu médico se ficar grávida. Use controle de natalidade eficaz para evitar a gravidez enquanto estiver a tomar este medicamento.
A atorvastatina pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Não amamente enquanto estiver a tomar este medicamento.
Para se certificar de que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:
- problemas de fígado;
- dor muscular ou fraqueza;
- doenca renal;
- diabetes;
- um distúrbio da tiroide; ou
- se você beber mais de 2 bebidas alcoólicas por dia.