O medicamento Thyrofix é usado para o tratamento de diversas patologias e anomalias da glândula tiroideia. O medicamento Thyrofix existe em diferentes dosagens, pelo qual, deverá sempre consultar o seu médico para aconselhar a dosagem ideal para a sua saúde.
Thyrofix – o que é este medicamento?
O medicamento Thyrofix é prescito a pacientes durante um tratamento de doenças e anomalias da glândula tiroideia. A levotiroxina sódica, a substância ativa deste medicamento, é uma hormona sintética da tiroide e tem o mesmo efeito que as hormonas naturais da tiroide. Este medicamento é usado para tratar diferentes problemas, como por exemplo:
- Para o tratamento do bócio (glândula tiroide aumentada) em pacientes com um funcionamento normal da tiroide;
- Para prevenção de bócio recorrente após a cirurgia;
- Para substituir as hormonas naturais da tiroide quando esta não produz o suficiente;
- Para suprimir o crescimento de tumores em casos de cancro da tiroide.
Para uma aplicação correta e exata deste medicamento, consulte o seu médico que lhe poderá dar todas as informações sobre este medicamento ou consulte o folheto informativo.
Os comprimidos de 13, 25, 50, 62, 75, 88 e 100 microgramas de Thyrofix também são utilizados para estabilizar a quantidade de hormonas da tiroide quando a glândula da tiroide produz hormonas em excesso e está a receber tratamento com medicamentos tirostáticos.
Thyrofix 75, 100, 150 e 200 microgramas também pode ser usado para testar o funcionamento da tiroide.
Como é usado o medicamento Thyrofix?
Um médico determinará a dose a tomar, com base em exames e resultados de exames laboratoriais. Normalmente, o tratamento é iniciado com uma dose baixa, que é aumentada a cada 2 a 4 semanas até que a dose individual ideal seja atingida. No folheto informativo, encontrará mais informações sobre a dosagem habitual.
Tome a dose diária de manhã em jejum (pelo menos meia hora antes do pequeno-almoço), de preferência com uma pequena quantidade de líquido, por exemplo meio copo de água.
No caso de bebés, a dose diária do medicamento deve ser dada na totalidade, pelo menos meia hora antes da primeira refeição do dia. Triture o comprimido e misture o pó com um pouco de água. Dê a mistura ao bebé imediatamente após a preparação.
Se tomar mais do que a dose prescrita, pode sentir um aumento da frequência cardíaca, ansiedade, excitação, inquietação (agitação) ou movimentos não intencionais. Os pacientes com epilepsia ou suscetibilidade a psicoses podem sofrer mais dessas patologias. Consulte um médico se isso acontecer.
Caso tenha esquecido de tomar uma dose não tome a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu. Tome a dose seguinte à hora normal.
Para que o tratamento seja bem-sucedido, o medicamento deve ser tomado regularmente de acordo com a dose prescrita pelo médico. Não altere, não interrompa nem pare o tratamento sem consulta.
Se estiver grávida ou a amamentar, continue a tomar este medicamento. Informe o seu médico, pois pode ser necessário ajustar a dose. Não tome este medicamento juntamente com medicamentos tirostáticos (medicamentos que reduzem o funcionamento da glândula tiroide) se estiver grávida.
Folheto para o paciente Thyrofix
Podem ocorrer certos efeitos secundários ou interações ao tomar os comprimidos de Thyrofix?
Podem ocorrer efeitos secundários ligeiros em certas circunstâncias quando se utiliza o medicamento Thyrofix. No entanto, apenas uma proporção muito pequena de doentes sofre destes efeitos secundários. Além disso, os efeitos secundários normalmente desaparecem por si só após alguns dias. Resumimos os efeitos secundários mais conhecidos para si:
- Perda de peso;
- Aumento de apetite;
- Agitação involuntária (tremores);
- Inquietação, irritabilidade, ansiedade/excitação (agitação);
- Insónia;
- Dores de cabeça;
Thyrofix pode interagir com outros medicamentos. Informe o seu médico se estiver a tomar amiodarona (medicamento para o tratamento de problemas do ritmo cardíaco); este medicamento pode afetar o funcionamento e a atividade da tiroide.
Consulte o seu médico se verificar algum destes efeitos secundários ou tomar outros medicamentos que possam causam uma interação. Para mais efeitos secundários consulte o folheto informativo do medicamento Thyrofix.
Quando é que não deve tomar o medicamento Femoston?
Thyrofix não é indicado para todos. Por exemplo, não tome este medicamento nas seguintes situações:
- Se for alérgico a qualquer componente do medicamento
- Se sofre de doença não tratada da glândula suprarrenal ou da glândula pituitária ou se a sua tiroide produz hormonas em excesso (tirotoxicose)
- Se teve recentemente um ataque cardíaco, uma inflamação súbita do músculo cardíaco e/ou uma inflamação súbita de todas as camadas da parede do coração (pancardite)
Quando deve ter cuidados adicionais com este fármaco?
Consulte um médico ou farmacêutico sobre a utilização de Thyrofix nas seguintes situações:
Se tem uma doença cardíaca específica (angina pectoris, insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos rápidos e irregulares, tensão arterial elevada ou depósitos de gordura nas paredes arteriais (arteriosclerose));
Se se encontra na menopausa (ou já ultrapassou essa fase), uma vez que neste caso terá um risco maior de osteoporose;
Se passar de um medicamento com levotiroxina para outro;
Antes de iniciar ou parar de usar o medicamento para emagrecer orlistato, ou ajustar o tratamento com orlistato;
Se desenvolver sintomas associados a uma psicose;
Se sofrer de epilepsia.
Poderá necessitar de controles mais frequentes ou de ajustes de dose. O médico também poderá realizar outros exames antes de receitar este medicamento.