Como deve ser usada a Doxiciclina (malária)?
Doxiciclina (malária) é um medicamento bem conhecido que os médicos receitam para a profilaxia da malária. É um antibiótico que mata os parasitas da malária no fígado e no sangue, impedindo que a doença se desenvolva mais.
Informação sobre a Doxiciclina (malária)
Uma fase avançada da doença proporcionar-lhe-ia os seguintes sintomas:
- Fadiga
- Dor nas articulações
- Dor de cabeça
- Temperatura febril irregular
- Febre
- Diarreia
- Vómitos
- Febre alternada
A Doxiciclina (malária) só se encontra disponível na farmácia mediante receita médica. Marque uma consulta com o seu médico e explique os seus planos de viagem. Além disso, a Doxiciclina (malária) pode ser adquirida se preencher o questionário no nosso website. O nosso médico online irá analisar os seus dados e verificar se estão corretos. Se todas as diretrizes forem cumpridas, uma prescrição pode ser emitida pelo médico, permitindo-lhe fazer a encomenda. A Doxiciclina (malária) pode ser comprada connosco numa quantidade de ingredientes ativos de 100 miligramas. O tamanho da embalagem também varia entre 8 comprimidos e 64 comprimidos. A quantidade depende da duração da viagem, por favor fale com o médico.
O que é Doxiciclina (malária)?
A Doxiciclina é um medicamento eficaz para a profilaxia da malária. A substância ativa pertence ao grupo dos antibióticos. Os parasitas da malária podem ser mortos no sangue e no fígado com a ajuda da substância.
Modo de ação: A Doxiciclina é uma substância ativa denominada antibiótico de largo espectro. Isto significa que é um antibiótico que é eficaz contra uma vasta gama de bactérias diferentes. A principal área de aplicação é a das infeções bacterianas. Na segunda área de aplicação, os médicos usam o princípio ativo Doxiciclina para combater os protozoários causadores de doenças. Trata-se aqui dos agentes patogénicos da malária.
O antibiótico pertence ao grupo das tetraciclinas. Todos os derivados de tetraciclina têm um efeito inibidor do crescimento das bactérias, por isso a substância ativa é também chamada de agente bacteriostático. As bactérias e outros organismos precisam de informação do genoma para crescer. É aí que as proteínas são lidas e produzidas a partir das informações obtidas, as quais cumprem funções vitais para cada célula. A substância ativa Doxiciclina inibe especificamente a leitura e tradução da informação genética. Isto inibe o crescimento dos agentes patogénicos. O corpo tem assim a possibilidade de combater a doença por meio de uma reação imunitária. As células humanas não são, contudo, impedidas no seu crescimento pela substância ativa, porque o antibiótico tem apenas um efeito seletivo sobre os organismos unicelulares.
Para que é usada a Doxiciclina (malária)?
Os médicos prescrevem Doxiciclina para a profilaxia da malária. Onde é possível a infeção com a doença? A transmissão ocorre através de plasmodia, que são transmitidos através da picada de um mosquito fêmea ao sugar o sangue. Trata-se do género Anopheles. Os esporozoítos entram na corrente sanguínea humana com a ajuda da saliva do mosquito. Uma tal infeção é possível durante uma viagem a áreas tropicais. A malária deve ser levada a sério, porque sem tratamento a doença pode ser mortal. O ingrediente ativo Doxiciclina mata os parasitas que se infiltram no sistema sanguíneo humano através de picadas de mosquitos e a partir daí são transmitidos para outros órgãos. Isto impede que a doença se desenvolva mais.
Quais são as indicações para a utilização de Doxiciclina (malária)?
Por favor, pergunte sempre ao seu médico como deve proceder com o tratamento. Ao falar com o médico ou ao fornecer-lhe os seus dados, conseguirá avaliar a sua situação individual. Não altere o tratamento por si próprio. Se não houver outras indicações, utilize as informações fornecidas pelo fabricante.
Para a profilaxia da malária: Tome Doxiciclina (malária) todos os dias. O tratamento começa cerca de dois dias antes da partida para a área tropical e termina quatro semanas após o regresso. Os parasitas podem alojar-se e precisam de algum tempo para se desenvolverem. Engula os comprimidos ao todo e beba um pouco de água. Pode evitar a irritação do esófago evitando tomar Doxiciclina (malária) pouco antes de ir dormir.
Apesar de se tomar Doxiciclina (malária), outras precauções adicionais devem ser tomadas. De acordo com estudos, dormir debaixo de uma rede mosquiteira é essencial para ter o menor contacto possível com estes mosquitos. Use também repelente de insetos regularmente quando estiver ao ar livre depois do pôr-do-sol ou antes do nascer do sol. Feche todas as portas e janelas neste momento para manter os mosquitos afastados. DEET é um bom remédio para manter as picadas de mosquito fora do alcance do seu corpo. Use roupas de mangas compridas ou calças compridas.
Instruções para a dosagem correta
O médico indicar-lhe-á a dosagem. Por favor, siga as instruções. Caso contrário, as seguintes recomendações de dosagem aplicam-se à Doxiciclina (malária) para fins profiláticos:
Os adultos tomam uma cápsula de 100 miligramas uma vez por dia. O período refere-se a dois dias antes da partida e até quatro semanas após o regresso da região tropical.
As crianças a partir dos oito anos de idade só podem tomar Doxiciclina (malária) para fins profiláticos com aconselhamento médico. Neste caso, o médico pode ajustar a dosagem ou prescrever um medicamento diferente. Por favor, fale com seu médico.
Por favor, note: A Doxiciclina (malária) não é adequada para crianças com menos de 8 anos de idade.
Poderão ocorrer efeitos secundários como resultado da toma do medicamento?
Todos os medicamentos interferem com o ciclo natural de uma pessoa, e é por isso que se deve esperar certos efeitos secundários. Contudo, não é a regra. Como tal, também podem ocorrer possíveis efeitos secundários quando se toma Doxiciclina (malária). Por favor, pergunte ao seu médico ou leia a descrição detalhada no folheto informativo. Podem ocorrer os seguintes efeitos secundários: queixas de estômago e intestinos, tais como diarreia, náuseas, dores abdominais ou vómitos. Poderá ajudar se tomar a cápsula após uma refeição no caso destes efeitos secundários. Além disso, algumas pessoas podem sofrer uma descoloração preta da língua, hipersensibilidade da pele aos raios UV do sol ou uma infeção fúngica das membranas mucosas.
Leia as informações úteis no folheto informativo e, se tiver alguma dúvida, contacte o seu médico.
A Doxiciclina (malária) encontra-se disponível sem receita médica?
Não, é sempre necessária uma receita médica para o uso de Doxiciclina (malária). Isto pode ser solicitado consultando a farmácia (online).
Quando é que não deve tomar Doxiciclina (malária)?
Nem todas as pessoas podem simplesmente usar todos os medicamentos que se encontram no mercado. Por favor, consulte sempre o seu médico primeiro. O mesmo se aplica à Doxiciclina (malária). Note que a Doxiciclina (malária) não deve ser tomada se tiver uma alergia ao ingrediente ativo Doxiciclina ou a qualquer um dos outros ingredientes. Informe-se sobre os ingredientes antes de tomar o medicamento e discuta estas alergias com o seu médico. Também deve ter cuidado com a Doxiciclina (malária) se estiver a amamentar ou grávida. Pode haver consequências negativas. Por favor, discuta isto com o seu médico.
Certifique-se também de que fala com o seu médico antes do tratamento se sofrer de transtorno de coagulação do sangue. É possível que a toma de Doxiciclina (malária) possa interagir com outros medicamentos que já está a tomar. Antes do tratamento, deve indicar os medicamentos que já está a tomar ao falar com o seu médico. Além disso, leia o folheto informativo para estar devidamente informado.
Não existem avisos do fabricante relativamente ao uso de Doxiciclina (malária) em conexão com a segurança rodoviária. Pode participar no trânsito rodoviário como de costume.
Também pode comer e beber tudo da forma habitual durante o tratamento com Doxiciclina (malária)..
Ingredientes: Os comprimidos contêm a substância ativa Doxiciclina. Cada comprimido individual tem 100 miligramas da substância ativa. Os outros ingredientes são: celulose microcristalina, talco, carboximetil amido de sódio (tipo A), estearato de magnésio, água purificada e dióxido de silício altamente disperso. Os comprimidos são amarelo-esverdeados, redondos e em concha com um entalhe de corte num dos lados para dividir a porção.