O que é Zolpidem?
Zolpidem é um medicamento do grupo dos hipnóticos, que tem um efeito calmante e indutor do sono. Por outras palavras, é um fármaco utilizado para dormir, para quem tem problemas em adormecer, seja por motivos de ansiedade, de stress ou outros. No entanto, o Zolpidem deve ser tomado de forma apenas pontual e nunca de forma prolongada.
Como ele funciona?
Comercializado em forma de comprimidos, com uma dosagem de 10 miligramas, o Zolpidem deve ser tomado antes de dormir. O seu efeito começa a sentir-se ao fim de 30 minutos e dura cerca de 6 horas. No entanto, deve sempre dormir no mínimo 8 horas após a toma do comprimido, sob o prejuízo de se sentir pouco relaxado e retemperado no dia seguinte. Além disso, depois de tomar o Zolpidem não deve por motivo algum conduzir, operar maquinaria pesada ou beber bebidas alcoólicas.
O Zolpidem não deve ser tomado por crianças e está sujeito a prescrição médica. É indicado a todos os que sofrem de insónia ou que têm problemas em adormecer, assim como quem acorda demasiado cedo ou frequentemente durante a noite. São várias as causas que podem levar a problemas de sono: altos níveis de stress e ansiedade, dores físicas ou mesmo desconforto provocado pela menopausa, por exemplo. O Zolpidem relaxa os músculos e diminui os níveis de stress, criando um efeito sedativo e, consequentemente, que conduz ao sono de forma mais rápida e eficaz.
Efeitos colaterais
Apesar de ter uma óptima tolerância, existem alguns efeitos secundários que podem surgir com o Zolpidem. São eles as dores de cabeça, cansaço durante o dia, pesadelos e alucinações, tonturas ou diarreia. O medicamento não é aconselhado a quem sofre de apeia do sono, tem algum tipo de debilidade muscular grave ou sofre de insuficiência hepática. Não deve ainda ser combinado com outros medicamentos antipsicóticos, sedativos, alguns antidepressivos e analgésicos fortes, nomeadamente os opióides.