O que é Xarelto?
O Xarelto é um anticoagulante, o que significa que é um medicamento que ajuda a impedir e a prevenir a formação de coágulos nos vasos sanguíneos, diminuindo consequentemente o risco de acidentes cardiovasculares, tromboses e afins. Graças à substância activa rivaroxabano, o medicamento actual sobre a proteína de coagulação do sangue, de forma a impedir o surgimento de coágulos que possam bloquear uma veia ou um vaso sanguíneo.
Como ele funciona?
Assim, o Xarelto é prescrito em situações em que se possam verificar distúrbios no equilíbrio entre os mecanismos de coagulação e de anti-coagulação no sangue. É o caos de determinadas cirurgias, na prevenção de enfartes ou hemorragias cerebrais ou no tratamento de embolias e trombose, assim como na prevenção da sua recorrência. No entanto, este fármaco não deve ser tomado por quem tenha hipersensibilidade à rivaroxabano, quem sofre de distúrbios renais, quem tenha risco elevado de hemorragia grave ou mulheres grávidas ou em amamentação.
Dosagem
O Xarelto é comercializado em comprimidos de 2,5, 10, 15 e 20 miligramas, sendo que a sua dosagem deve ser sempre definida pelo médico especialista, assim como a duração dos tratamento. No entanto, a dosagem deve ser sempre entre 1 a 2 comprimidos por dia. As crianças também podem tomar o Xarelto em situações especificas, avaliadas devidamente pelo médico especialista.
Efeitos colaterais
O Xarelto é um medicamento com uma grande tolerância por parte do organismo, mas que, como todos os fármacos, pode apresentar também alguns efeitos secundários. Entre os mais comuns encontram-se um maior risco do aparecimento de hemorragias, nomeadamente nasais, perturbações intestinais como diarreia, obstipação ou náuseas, febre, dores de cabeça e a possibilidade de erupções cutâneas. Em caso de agravamento destes sintomas deve suspender imediatamente a toma do medicamento e consultar ajuda especializada junto do seu médico ou do seu farmacêutico.