O que é Vagifem?
A menopausa é a designação dada comumente à última menstruação da mulher, que acontece normalmente entre os 45 e os 55 anos de idade, marcando o final da sua fase reprodutiva. Com isso, é natural que se verifique a perda de estrogénio no organismo da mulher, a principal hormona feminina, o que pode provocar alguns problemas de saúde, resultantes da diminuição da espessura das paredes vaginais.
Para que é utilizado Vagifem?
O Vagifem é assim um medicamento utilizado como substituição do estrogénio, que vai libertando pequenas doses desta hormona de forma local, de forma a aliviar os sintomas vaginais. É recomendado para o tratamento de alguns sintomas, como a secura da vagina, comichão ou dor localizada, dor ou sangramento durante o acto sexual ou o aumento da susceptibilidade a infeções urinárias.
O Vagifem é um medicamento sujeito a prescrição médico e é disponibilidade em aplicados descartáveis, que devem ser introduzidos na vagina de acordo com as instruções. O tratamento pode ser alterado por indicação do médico, mas o recomendado é a toma de um comprimido por dia, num período de tempo de duas semanas. A partir daí a dose de manutenção é mais diminuta, sendo de um comprimido duas vezes por semana.
Efeitos colaterais
Tal como todos os medicamentos, também o Vagifem pode apresentar efeitos secundários. Os mais comuns são as dores de cabeça, comichão ou irritação vaginal, dor abdominal ou sangramento vaginal. Se estes efeitos secundários se mantiverem ou agravarem deve suspender imediatamente a toma do Vagifem e consultar a ajuda especializada do seu médico ou do farmacêutico. Este fármaco não deve ainda ser utilizado por quem tem cancro da mama, um coágulo numa veia ou nos pulmões ou sofre de doença hepática.