O que é Symbicort?
Asma é uma doença inflamatória das vias áreas e DPOC é uma doença pulmonar que causa a obstrução das vias aéreas. Ambas as doenças causam dificuldades respiratórias como falta de ar. Symbicort é um produto de combinação que contém dois medicamentos (budesonida e formoterol) que funcionam de maneiras diferentes para ajudar você a respirar. A budesonida é um corticosteroide que previne e reduz inflamações nos pulmões, enquanto o formoterol é um broncodilatador (ou agonista adrenoceptor de beta2 de longa ação) que relaxa os músculos nas vias aéreas permitindo que você respire com mais facilidade.
Como usar o Symbicort
Symbicort é fornecido com um inalador (Turbohaler). O médico irá lhe dizer quantas vezes por dia você deve usar o seu inalador. O Symbicort deve ser tomado mesmo que você não tenha sintomas de asma ou DPOC naquele momento. Se você pular uma dose, tome-a assim que possível, mas não se você deve tomar a sua próxima dose em breve, e nunca tome uma dose dupla para compensar.
Instruções de uso são fornecidas com o inalador Symbicort e devem ser seguidas cuidadosamente. O inalador Symbicort precisa ser preparado antes do uso. Isso é feito virando a alça vermelha para uma direção e depois para a outra enquanto o dispositivo está na vertical. Quando um ‘click’ é ouvido, esta ação é repetida e o inalador está pronto para o uso.
Efeitos Colaterais do Symbicort
Symbicort pode causar irritação na garganta, tosse, garganta inflamada, dor de cabeça, palpitações (um batimento cardíaco rápido), tremedeira e aftas. As palpitações normalmente são brandas e desaparecem com o tempo, enquanto o risco de aftas é minimizado lavando a sua boca com água após usar o Symbicort. Inquietação, sono inquieto, tontura, náusea, contusões e câimbras musculares são menos comuns.