Sulfato De Quinina
Este tratamento para a malária também é por vezes usado para cãibras nas pernas problemáticas – explicamos tudo o que você deve saber
Para que serve?
- Tratar infecções por malária (malária falciparum, ou se a espécie infecciosa não é conhecida, ou se a infecção é mista). Você geralmente precisará fazer um tratamento com outro antimalárico (doxiciclina ou clindamaicina) ao lado do curso de quinino, ou depois de ter terminado o curso de quinino. A quinina não é adequada para prevenir a malária.
- Tratar e prevenir cãibras nas pernas durante a noite em adultos e idosos. A quinina só é usada se as câimbras causarem interrupções regulares e frequentes do sono, e outras medidas, como exercícios de alongamento e massagem, não funcionara.
Como quinina funciona?
A quinina é um tipo de medicamento chamado antimalárico. Você pode ser dado como sulfato de quinina ou bissulfato de quinino.
A malária é uma doença potencialmente fatal causada por vários tipos de parasitas unicelulares (protozoários) conhecidos como Plasmodium. Plasmodium são transportados por mosquitos e injetados na corrente sanguínea durante uma mordida de um mosquito infectado. Uma vez no sangue, os parasitas viajam para o fígado, onde se multiplicam. Os parasitas são então liberados de volta à corrente sanguínea, onde eles invadem os glóbulos vermelhos e se multiplicam novamente. Um ataque real da malária se desenvolve quando os glóbulos vermelhos estouram, liberando uma massa de parasitas na corrente sanguínea. Os ataques não começam até que um número suficiente de células do sangue tenha sido infectado com parasitas.
Como tomar quinina?
- Os comprimidos de quinina podem ser tomados com ou sem alimentos. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros com um copo de água.
- A dose prescrita e a frequência com que o medicamento deve ser tomado depende se você está tomando para malária ou cãibras nas pernas. Siga sempre as instruções dadas pelo seu médico. Estes serão impressos no rótulo de dispensação que o farmacêutico colocou no pacote de medicamento.
- Para tratar cãibras nas pernas durante a noite em adultos, a dose habitual é um comprimido de 200 mg ou 300 mg tomado uma vez por dia ao deitar.
- Se se esquecer de tomar uma dose de quinino para cãibras nas pernas, deixe de fora a dose em falta e tome a dose seguinte como habitualmente na noite seguinte. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose em falta.
- Para tratar a malária, uma dose de quinina é geralmente tomada a cada oito horas durante cinco a sete dias. A dose prescrita dependerá da sua idade, tamanho, gravidade da infecção e se tiver problemas no fígado ou nos rins. É importante seguir as instruções dadas pelo seu médico e completar o curso prescrito.