O que é Salofalk?
O Salofalk é um medicamento prescrito para as complicações gastrointestinais, uma vez que actua nas paredes intestinais inibindo e prevenindo reacções inflamatórias. Isso deve-se à mesalazine, um ácido aminossalicílico. O Salofalk é assim receitado no tratamento de doenças como colites ulcerosas, doença de Crohn e outras situações caracterizadas pela inflamação do intestino grosso ou do cólon.
Como ele funciona?
O Salofalk é disponibilizado em diferentes formatos, normalmente comprimidos, espuma, enemas e supositórios. O seu tratamento e aplicação depende então da sua variante. Por exemplo, os comprimidos devem ser tomados regularmente ao longo dia, imediatamente a seguir às refeições. Por sua vez, os supositórios, que são aplicado por via rectal, são indicados para queixas no recto e apenas uma vez por dia, ao deitar.
Efeitos colaterais
Assim, é importante recorrer à ajuda especializada de um médico, que poderá indicar o tratamento indicado de acordo com o seu problema e os respectivos sintomas. De referir ainda que, tal como qualquer outro medicamento, o Salofalk pode apresentar efeitos secundários. Apesar de ser um fármaco com grande tolerância geral, verificam-se alguns efeitos secundários, normalmente prurido ou erupções cutâneas, sensação de cansaço extremo, irritação no ânus ou dores de cabeça.
Caso registe o agravamento ou a persistência destes efeitos secundários deve contactar imediatamente o seu médico e suspender a sua toma. Além disso, este medicamente não é ainda recomendado a quem sofra de doença hepática ou renal grave, de problemas pulmonares como asma ou a mulheres que estejam grávidas ou durante o período de amamentação.