O que é Rosuvastatina?
O Rosuvastatina é um medicamento indicado para combater os elevados níveis de colesterol, um dos grandes problemas da vida moderna. Como é sabido, o sangue é constituído por diferentes tipos de gordura, sendo um deles o colesterol, existindo ainda o bom e o mau colesterol. Níveis elevados de colesterol aumenta assim o risco de doenças graves, nomeadamente cardíacas ou vasculares, sendo um dos principais responsáveis pelos acidentes cardiovasculares no mundo.
Como ele funciona?
A Rosuvastatinaa é assim um inibidor das estatinas, levando a que o fígado produz menos colesterol, reduzindo os seus níveis ano sangue. É certo que a adopção de um estilo de vida saudável, com a adopção de um dieta equilibrada, deixar de fumar, praticar desporto físico regular e não abusar de bebidas alcóolicas, é a melhor forma de garantir um nível de colesterol equilibrado. No entanto, se isso não for suficiente, o Rosuvastatina é um fármaco eficaz.
Disponível no mercado sob a forma de comprimidos, a Rosuvastatinaa deve ser tomado uma vez por dia. No entanto, esta posologia pode ser reforçada pelo médico, caso ele ache necessário. Deve, por isso, consultar sempre acompanhamento especializado, até porque este é um medicamento sujeito a prescrição médica. No entanto, a dose máxima nunca deve ser superior a 40 miligramas no caso dos adultos.
Efeitos colaterais
A Rosuvastatinaa é um medicamente 100 por cento seguro, se bem que não é indicado para quem sofre de doença hepática ou renal, a mulheres grávidas ou a sem faz tratamento com ciclosporina. Tal como todos os fármacos, a Rosuvastatinaa pode também provocar efeitos secundários, se bem que este são geralmente bem tolerados. São estes dores de cabeça, problemas gástricos, doces musculares, tonturas e desenvolvimento de diabetes. Em caso de persistência ou agravamento destes sintomas deve constar imediatamente o seu médico.