Para que é usado o Rigevidon?
Os comprimidos de Rigevidon são um tipo de contraceptivo hormonal comumente conhecido como ‘a pílula’ ou pílula contraceptiva oral combinada.
Tomar a pílula contraceptiva normalmente resulta em sangramento menstrual mais leve, menos doloroso e mais regular. Isso significa que ela às vezes é prescrita para mulheres que têm problemas com menstruações particularmente intensas, dolorosas ou irregulares.
Como o Rigevidon funciona?
Os comprimidos de Rigevidon contêm dois ingredientes ativos, etinilestradiol e levonorgestrel. Eles são versões sintéticas dos hormônios sexuais femininos naturais, estrogênio e progesterona. O etinilestradiol é uma versão sintética do estrogênio e o levonorgestrel é uma forma sintética de progesterona.
Contraceptivos orais combinados como o Rigevidon agem desativando o ciclo menstrual normal. No ciclo menstrual normal de uma mulher, os níveis de hormônios sexuais mudam ao longo de cada mês. Os hormônios fazem com que óvulos sejam liberados dos ovários (ovulação) e preparam o revestimento do útero para uma possível gravidez. Ao fim de cada ciclo, se o óvulo não tiver sido fertilizado, os níveis de hormônios caem, fazendo com que o revestimento do útero seja solto como uma menstruação mensal.
Quais são os possíveis efeitos colaterais de Rigevidon?
Medicamentos e seus possíveis efeitos colaterais podem afetar pessoas individuais de diferentes maneiras. A seguir termos alguns dos efeitos colaterais que se sabe estar associados a este medicamento. Veja também os alertas acima. Só porque um efeito colateral é relatado aqui, isso não significa que todas as pessoas usando este medicamento irão experimentar esse ou qualquer efeito colateral.
- Náusea e vômito.
- Dor abdominal.
- Dor de cabeça/enxaqueca.
- Sensibilidade e aumentos dos seios.
- Alterações de peso.