O que é Pradaxa?
O Pradaxa é um fármaco da família dos anti-coagulastes directos, o que significa que é prescrito na prevenção e inibição da coagulação do sangue, reduzindo assim o risco de acidente cardiovascular e trombose. Graças à substância activa dabigatrano, o Pradaxa age directamente sobre a proteína de coagulação trombina, inibindo assim a formação de coágulos.
Como ele funciona?
Os coágulos sanguíneos podem ser muito perigosos para a saúde, uma vez que existe o risco sério de bloquear uma veia ou um vaso sanguíneo, levando a um acidente cardiovascular, embolia pulmonar ou trombose. Estes acidentes podem ser muito incapacitastes ou provocar mesmo a morte. Algumas pessoas têm maior risco de formação de coágulos sanguíneos, além de que uma dieta desequilibrada ou um estilo de vida sedentário pode também potenciar essa situação.
Dosagem
Assim, o Pradaxa é receitado em caso de certas cirurgias, com o objectivo de prevenir o risco de trombose, na prevenção de recorrência de enfartes ou mesmo no tratamento da trombose ou embolia pulmonar. O medicamente é comercializado em forma de cápsulas, de 75, 110 ou 150 miligramas, sob prescrição médica, e é indicado a todas as pessoas, incluindo jovens maiores de 8 anos de idade. A excepção são as pessoas que sofrem de doença hepática ou renal, quem tem uma válvula cardíaca artificial, mulheres grávidas ou em período de amamentação ou quem já toma outros medicamentos coagulastes.
Efeitos colaterais
O Pradaxa deve ser tomado de acordo com as indicações do médico especialista, se bem que as recomendações gerais indicam 1 a 2 cápsulas por dia, dependendo do caso e da gravidade dos sintomas a tratar. É necessário ainda ter atenção a possíveis efeitos secundários, que podem-se verificar como em qualquer outro fármaco. Neste caso, os mais comuns são um maior risco de hemorragia, nasal ou cutânea, perturbações gastrointestinais e anemia.