O que é Ornibel?
O preservativo é o contraceptivo mais comum em todo o mundo e um dos mais eficazes, mas nem todos se dão bem com ele, seja por alergia ao látex, seja por desconforto físico. Felizmente, existem no mercado várias alternativas, como é o caso do Ornibel. Este é um anel vaginal, ok que quer dizer que, ao contrário do preservativo, é para utilização da mulher.
Para que é utilizado?
A forma como o anel vaginal funciona é muito simples. Depois de aplicado, o anel liberta de forma regular uma pequena quantidade de hormonas, que são absorvias pelo sangue através da vagina, impedindo a gravidez da mulher. É um contraceptivo muito eficaz e extremamente fácil de utilizar, o que explica que tenha vindo a subir de popularidade junto dos casais.
Efeitos colaterais
O Ornibel é extremamente eficiente porque recorre a duas hormonas que inibem a ovulação da mulheres, além de alterar também a estrutura da membrana mucosa do útero. Ou seja, o anel vaginal actua duas vezes na prevenção da gravidez, já que não permite a ovulação nem permite que, caso o óvulo acabe por ser fertilizado, este seja nidificado na parede uterina. O Ornibel pode causar alguns efeitos secundários, incluindo hemorragias intermédias, náuseas e diarreia, desconforto vaginal e infecção vaginal também. No entanto, estes são pouco comuns.
O Ornibel é um pequeno anel feito de plástico bastante flexível, que deve ser colocado na vagina de acordo com as instruções do folheto. Ele permanece na vagina por três semanas e depois deve ser substituído. No entanto, durante a quarta semana, ele não deve ser usado – é a chamada emanada de paragem. Por isso, este método contraceptivo pode ser utilizado por todas as mulheres adultas que não desejam engravidar de momento.