O que é Furosemida?
A Furosemida é um medicamento diurético, o que significa que serve para aumentar o volume da urina produzida, ao aumentar a excreção de água pelos rins, seja pela eliminação de sal, seja pela diminuição da sua reabsorção. A furosemida é precisamente a substância activa que permite aumentar essa segregação e que o excesso de líquido seja drenado do organismo.
Assim, a Furosemida é receitada em casos de insuficiência cardíaca, edema e outras doenças renais. Ou seja, em situações em que o organismo, por qualquer motivo, retenha líquidos acima dos níveis normais, o que pode provocar diferentes sintomas, alguns mais graves do que outros. É o caos de pés ou pernas inchados, problemas respiratórios e até o aumento de peso.
Como usar Furosemida?
A Furosemida tem uma actuação extremamente rápida, o que leva a uma redução desses sintomas de forma extremamente eficiente. Além disso, este é um fármaco também, usado muitas vezes no tratamento da tensão arterial alta, já que a drenagem de fluídos leva a que esta reduza os seus níveis. A Furosemida é comercializada em comprimidos de 40 miligramas.
Efeitos secundários
A dosagem e a duração do tratamento com Furosemida deve ser prescrita por um médico especialista, uma vez que estas dependem dos sintomas do paciente. No entanto, de forma geral, a dosagem recomendada é de meio comprimido a dois no máximo por dia, de acordo com a gravidade dos sintomas, e depois um dose de manutenção de meio ou de um comprimido diário. Existem ainda alguns efeitos secundários que deve monitorar e que incluem dores de cabeça, boca seca, tonturas ou vertigens e aumento da sede. Em caso de dúvida ou de persistência e agravamento destes sintomas, deve consular imediatamente o seu médico.