Finasterida
Finasterida 1 mg comprimidos revestidos por película contém um medicamento denominado Finasterida, utilizado no tratamento da perda capilar masculina (também conhecida por alopecia androgenética). Se depois de ler este folheto, tiver alguma questão sobre a queda de cabelo masculina, pergunte ao seu médico. Perda de cabelo padrão masculino é uma condição comum pensada para ser causada por uma combinação de fatores genéticos e um hormônio particular, chamado diidrotestosterona (DHT).
DHT contribui para encurtar a fase de crescimento do cabelo e para o afinamento do cabelo.No couro cabeludo, Finasteride reduz especificamente os níveis de DHT, bloqueando uma enzima (Tipo II 5-alfa redutase), que converte a testosterona em DHT. Apenas homens com perda de cabelo leve a moderada, mas não completa, podem esperar se beneficiar do uso da finasterida. Na maioria dos homens tratados com finasterida durante 5 anos, a progressão da perda de cabelo foi retardada, e pelo menos metade destes homens também tiveram algum tipo de crescimento capilar melhorado.
Como devo tomar finasterida?
O seu médico irá realizar análises ao sangue para se certificar de que não tem condições que o impeçam de utilizar com segurança a finasterida.
Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição e leia todos os guias de medicação ou instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.
Tome este medicamento com um copo cheio de água.
Efeitos colaterais de finasterida
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Ligue para o seu médico imediatamente se notar algum sinal de câncer de mama masculino, como:
- nódulos mamários;
- dor ou sensibilidade mamária;
- secreção mamilar; ou
- qualquer outra alteração na mama.
Efeitos colaterais comuns podem incluir:
- perda de interesse em sexo;
- impotência;
- dificuldade em ter um orgasmo; ou
- ejaculação anormal.