O que é Eritromicina?
Eritromicina é um membro do grupo dos macrolídeos dos medicamentos antibióticos. A Eritromicina pode ser usada para tratar uma variedade de infecções bacterianas dos olhos, ouvidos, nariz, garganta, trato respiratório, sistema gastrointestinal, pele, e tecidos moles. Ela também pode ser usada para prevenir infecções em situações de cirurgia, trauma, queimadura, ou em casos de febre reumática, escarlatina, difteria, osteomielite, uretrite e prostatite.
A Eritromicina age em cepas suscetíveis de bactérias, inibindo seu crescimento e prevenindo que elas se reproduzam. Ela faz isso interferindo nos meios do organismo de produzir proteína. O seu sistema imunológico (defesa) então remove a bactéria do corpo.
Como usar Eritromicina
A Eritromicina está disponível em comprimidos (250 e 500 mg), cápsulas (250 mg; regular ou com revestimento gastro-resistente), e uma solução oral livre de açúcar (125 mg/5 ml e 500 mg/5 ml). Um pó solúvel (1 g) para infusão também está disponível, que é principalmente usado para infecções sérias que exigem doses mais altas. O médico irá decidir o preparo mais adequado para você e a dose que você deve tomar, e também quando e por quanto tempo tomar o medicamento; isso irá depender do tipo de infeção da qual você está sendo tratado.
Quem pode usar Eritromicina?
Eritromicina pode ser tomada por indivíduos de todas as idades. Ela não pode ser tomada por pessoas que são alérgicas a eritromicina, a qualquer outro ingrediente no preparado ou a antibióticos macrolídeos. Você também não deve tomar Eritromicina se você estiver atualmente sob prescrição dos seguintes medicamentos: amissulprida, astemizol, cisaprida ou primozida, di-hidroergotamina, domperidona, ergotamina, mizolastina, sinvastatina, terfenadina e tolterodina.