O que é Dutasterida?
A dihidrotestosterona é uma hormona sexual masculina, conhecida muitas vezes pelas iniciais DHT, e por ser mais poderosa do que a testosterona, tem um papel biológico importante na performance e no desenvolvimento sexual do homem. No entanto, a DHT pode levar também ao crescimento continuo da próstata, uma glândula do sistema genital masculino, que pode provocar problemas urinários.
Como ele funciona?
A Dutasterida é portanto um medicamento utilizado para a diminuição da próstata, reduzindo e eliminando problemas urinários que daí possam advir. De um ponto de vista científico, podemos dizer que a Dutasterida é um antiandrógeno, um grupo de fármacos que tem como função inibir a acção das hormonas sexuais masculinas. Este medicamento, destinado portanto apenas ao sexo masculino, é comercializado sob o formato de cápsulas de 0,5 miligramas cada.
A Dutasterida é assim utilizada no combate aos problemas urinários, que podem incluir fluxo fraco ou interrompido, uma grande frequência em urinar, gotejamento urinário ou dificuldade em suster a micção. Todos estes problemas são resultantes normalmente do aumento da próstata, que com o avançar da idade continua a aumentar de volume devido à acção da hormona DHT, comprimindo a uretra e criando estes problemas.
Efeitos colaterais
A Dutasterida é aviada sob prescrição médica, que indicará a posologia indicada e a duração do tratamento. Ambos dependem dos sintomas do paciente e da sua gravidade. Tal como todos os medicamentos, também este pode apresentar efeitos secundários, nomeadamente problemas de disfunção eréctil, diminuição do desejo sexual, hiperplasia da mama ou tonturas. Em caso de agravamento destes sintomas deve suspender imediatamente a toma do fármaco e consultar o seu médico. A Dutasterida não é também recomendada a quem sofre de doença hepática grave e menores de idade.