O que é Doxazosina?
A Doxazosina é um dos medicamentos mas eficazes para o tratamento do aumento da próstata e da tensão arterial. É, por isso, um fármaco muito comum junto dos homens, especialmente a partir dos 40 anos de idade, altura em que os problemas de próstata são mais comuns. Esta é uma glândula que faz parte do sistema genital masculino, cujo tamanho vai variando com a idade.
Dosagem
A Doxazosina actua junto dos voos sanguíneos, estimulando o seu relaxamento para que a circulação do sangue se faça de forma mais fluída. É exactamente da mesma forma que o medicamento actua junto da próstata, já que, ao relaxar o músculo que circunda esta glândula, permite ao paciente urinar mais facilmente e sem dor. A Doxazosina só pode ser aviada com prescrição médica e está disponível sob a forma de comprimidos, de 4 e 8 miligramas.
A sua posologia é muito simples: deve tomar um comprimido de Doxazosina uma vez por dia, à noite ou de manhã. O importante é que tome sempre à mesma hora. Quanto à duração do tratamento deve ser determinada pelo médico especialista, tendo em conta os sintomas e o estado dos paciente. Em caso de dúvidas deve ser consultar a opinião especializada do sue médico ou mesmo do seu farmacêutico.
Efeitos colaterais
A Doxazosina pode provocar alguns efeitos secundários, se bem que é um fármaco com uma tolerância geral muito alta. No entanto, entre os efeitos secundários mais comuns encontram-se as tonturas, dores de cabeça, edema, dores no abdómen ou a vontade de urinar mais frequentemente. Se estes sintomas se agravem deve suspender imediatamente a toma do medicamento e consultar o seu médico. A Doxazosina não é recomendada a menores de 18 anos e a quem sofre do aumento da próstata.