O que é Detrusitol?
Tartarato de Tolterodina é o composto ativo no Detrusitol. Este medicamento é conhecido como um antimuscarínico, também chamado de anticolinérgico, que é um relaxante muscular. Ele age nos músculos da bexiga (detrusor), fazendo com que eles relaxem. Normalmente, um elemento químico natural no corpo chamado de acetilcolina se adere aos receptores nas células do músculo detrusor, causando a contração muscular e o esvaziamento da bexiga. A Tolterodina age bloqueando esses receptores nas células musculares, o que impede que a acetilcolina aja.
Como usar Detrusitol
Há dois preparos de Detrusitol: comprimidos revestidos (Detrusitol 1 mg e 2 mg) e cápsulas de liberação prolongada (Detrusitol XL 4 mg). Normalmente, ou você toma um dos comprimidos de 2 mg duas vezes ao dia ou uma das cápsulas de liberação prolongada de 4 mg uma vez ao dia. A sua dose será mais baixa se você tiver problemas renais ou no fígado ou tiver efeitos colaterais. Engula os comprimidos inteiros com água; você não tem que ingerir Detrusitol com comida. Continue a tomar o medicamento pelo tempo que o médico quiser que você tome, e faça uma consulta após 2–3 meses para avaliar sua efetividade.
Efeitos Colaterais do Detrusitol
Boca seca, problemas digestivos (ex., dispepsia, dor abdominal, flatulência, constipação e diarreia), urinação com dificuldade ou dolorida, retenção de fluídos fazendo com que partes do corpo inchem (ex., tornozelos), vertigem, sonolência, fadiga, dor de cabeça, sinusite, olhos secos, e visão embaçada são efeitos colaterais comuns do Detrusitol. Outros efeitos menos comuns incluem problemas de esvaziamento da bexiga, palpitações, dor no peito, um batimento cardíaco irregular, insuficiência cardíaca, comprometimento da memória, agravamento dos sintomas de demência, ou confusão.