O que é Ciprofloxacina?
A Ciprofloxacina é um antibiótico do grupo da fluoroquinolona, que tem como objectivo a eliminação das bactérias que provocam as infeções gastrointestinais e urinárias. Além disso, é um medicamento também utilizado no alívio dos sintomas provocados por estas infecções bacterianas. É um medicamento muito poderoso, utilizado normalmente em situação de emergência de reforço a outros antibióticos quando esses se revelam ineficazes, o que explica o porquê de ser um medicamento sujeito a prescrição médica.
Dosagem
Apesar de ser commumente utilizado no combate às infecções gastrointestinais e urinárias, assim como os respectivos sintomas, a Ciprofloxacina pode também ser utilizada no combate às infeções respiratórias, como a pneumonia ou sinusite, às infecções da pele e às infecções das articulações e ósseas. O medicamento é comercializado sob a forma de comprimidos, com a dosagem de 250, 500 ou 750 miligramas.
Efeitos colaterais
A dosagem recomendada deve ser indicada pelo médico, uma vez que esta depende dos sintomas. No entanto, sendo um antibiótico, a Ciprofloxacina deve ser sempre tomada até ao final, mesmo que já se sinta melhor ou os sintomas já tenham desaparecido. Como é um fármaco muito poderoso, a administração a crianças deve ser só recomendada em casos urgentes, até porque a Ciprofloxacina pode causar efeitos secundários fortes, que incluem diarreias, náuseas e falta de apetite, hipersensibilidade à luz, dores de cabeça, insónias e dores nas articulações.
Não é recomendado que mulheres grávidas tomem Ciprofloxacina, assim como também não deve misturar o fármaco com bebidas alcoólicas, uma vez que estas podem potenciar e intensificar os efeitos do medicamento. Este é ainda não recomendado a todos os que sofrem de epilepsia, diabetes, arritmia cardíaca ou fraqueza muscular grave. Em caso de dúvida consulte sempre aconselhamento especializado junto do seu médico ou do seu farmacêutico.