O que é Carvedilol?
O Carvedilol é um poderoso medicamento recomendado para o tratamento de doenças de natureza cardiovascular, nomeadamente hipertensão arterial, doença cardíaca crónica e, quando combinado com outros fármacos, insuficiência cardíaca. O carvedilol é a substância activa do grupo dos bloqueadores beta, que funciona a nível interno de forma a provocar a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, reduzir a tensão arterial. Também por isso, é um medicamento com benefícios na melhoria da circulação sanguínea e na redução da hormona menina nos rins.
Como ele funciona?
O Carvedilol é um medicamento que esta sujeito a prescrição médica e que é comercializado no formato de comprimidos, com a dosagem de 25 miligramas. Deve ser tomado duas vezes ao dia, de manhã e à noite, antes das refeições. É um fármaco de utilização prolongada, se bem que a sua dosagem é reduzida gradualmente, por indicação do médico especialista que acompanha o caso. Além disso, doentes com hipotensão ou excesso de peso podem necessitar de dobagens diferentes.
Efeitos colaterais
O Carvedilol é um fármaco com alguns efeitos secundários, especialmente para quem o começa a tomar pela primeira. Entre os mais comuns encontra-se elevados níveis de fadiga, dores de cabeça, quebra subida da tensão arterial, torturas e diarreia ou náuseas. Em caso de agravamento destes sintomas, deve suspender a toma do medicamento e consultar imediatamente ajuda especializada, junto do seu médico ou mesmo do seu farmacêutico.
Por ser um medicamento muito forte, o Carvedilol não deve ser tomado por mulheres grávidas. Além disso, nas deve também ser misturado com bebidas alcóolicas, correndo o risco de potenciar o efeito do fármaco. Além disso, este é um medicamento que não é indicado de forma absoluta para quem é incompatível à substância activa carvedilol, para quem sofre de insuficiência cardíaca, quem tem asma brônquica ou embolia pulmonar aguda, para quem sofre de angina de Prinzmetal, doentes com disfunção hepática ou qualquer tipo de defeito da válvula cardíaca.