O que é Budesonida?
A Budesonida é uma hormona cortico-suprarrenal, também conhecida simplesmente como uma corticosteroide. Por outras palavras, a Buesonida tem como objectivo um efeito anti-inflamatório, reduzindo também possíveis reacções de hipersensibilidade. É, por isso, utilizada para combater patologias pulmonares diversas, como a tosse e a falta de ar, sendo utilizada através da inalação nasal.
É muito comum a Budesonida ser prescrita para o tratamento de situações de asma, que é normalmente espoletada por estímulos exteriores a que o aparelho respiratório responde com hipersensibilidade, e para situações de doença pulmonar crónica obstrutiva (DPOC), que é o caso da bronquite ou do enfisema. No entanto, este não é um medicamento que cure estas doenças, sendo utilizado apenas para o tratamento e alívio dos sintomas que daí advêm, nomeadamente a tosse e a falta de ar. Além disso, a Budesonida não é uma solução de emergência, sendo antes um fármacos de manutenção, que ajuda a reduzir as crises de asma ou de DPOC.
Como ele funciona?
A Budesonida é comercializada em formato de inalador, de diferentes dobagens, nomeadamente de 50, 64, 100 e 400 microgramas. Deve sempre consultar um médico para avaliar a suja situação e seguir a dosagem recomendada pelo especialista, até porque esta depende também da patologia e da gravidade dos sintomas. Além disso, este é um medicamento que não é aconselhado a quem tem hipersensibilidade à substância activa budesonida, a quem sofre de doença hepática u de tuberculose, a quem tem uma infecção na caixa torácica e mulheres grávidas.
Efeitos colaterais
Além disso, a Budesonida pode também influenciar o efeito de outros medicamentos. Por isso, se está a tomar outros fármacos, deve avisar imediatamente o seu médico. É por isto que a Budesonida só pode ser aviada com prescrição médica. Existem ainda alguns efeitos secundários pouco graves que se verificam com a toma deste medicamento, nomeadamente a irritação da garganta, alguma ansiedade, tremores ou queixas oftalmológicas. Em caso de dúvida consulte ajuda especializada junto do seu médico ou farmacêutico.