O que é Androgel (Testogel)?
O Androgel é um gel que contém testosterona, a hormona sexual masculina, responsável pelas características do homem, nomeadamente no que diz respeito aos pelos corporais ou a massa corporal, mas também o apetite sexual e a libido. Ao ser absorvido, o gel chega à corrente sanguínea e repõe os níveis de testosterona no organismo, reduzindo os sintomas que a insuficiência pode causar.
Como ele funciona?
Alguns dos sintomas provocados por níveis abaixo do normal de testosterona são a diminuição do desejo sexual, o aumento da fadiga, a disfunção eréctil, alterações do estado de espírito, perda de massa e força muscular ou perturbações do sono. O Androgel destina-se assim a combater estes sintomas, através da reposição dos níveis normais de testosterona no organismo do homem, o que é mais comum a partir dos 40 anos de idade.
O Androgel é comercializado em formato de gel, em embalagens de 88 gramas, e deve ser utilizado de manhã. Este deve ser aplicado sobre a pele limp e seca, na zona da barriga, ombros ou antebraços. Não deve repetir diariamente a mesma zona de aplicação para evitar a irritação da pele. Depois de aplicado o gel, deixe secar antes de se vestir. Crianças e mulheres devem evitar o contacto com o Androgel. Este medicamento não necessita de prescrição médica e pode ser encontrado em qualquer farmácia.
Efeitos colaterais
Consulte sempre o seu médico antes de começar a utilizar o Androgel, até porque a dosagem recomendada depende dos sintomas. No entanto, o recomendado é, em geral, uma aplicação diária. Este é também um medicamento com grande tolerância por parte da maioria dos homens, mas podem-se verificar alguns efeitos secundários, nomeadamente a irritação da pele nas zonas onde o gel é aplicado ou o surgimento de borbulhas. O gel não deve ser utilizado por quem é alérgico à testosterona, menores de idade, mulheres especialmente grávidas ou quem sofre ou já sofreu de cancro da mama ou da próstata. Em caso de dúvida, consulte sempre um especialista.