Se um doente for afetado por uma infeção bacteriana muito grave, o farmacêutico prescreverá sempre um antibiótico. Este antibiótico deve ser sempre tomado com muita regularidade pelo doente. É também muito importante que o utilizador siga sempre exatamente a dosagem adequada. O utilizador pode esperar uma melhoria da sua saúde ao fim de apenas alguns dias.

Consulta para Antibióticos

Compre antibióticos online sem receita em Portugal

O que está por detrás de um antibiótico e pode comprá-lo na farmácia sem receita médica?

Um antibiótico é um dos medicamentos mais fortes que pode ser prescrito para tratar uma infeção bacteriana. Um antibiótico pode ser utilizado para a sinusite, bem como para a inflamação das membranas mucosas. Se uma infeção bacteriana continuar a propagar-se, na maioria dos casos, os antibióticos são prescritos diretamente.

Um antibiótico está disponível em diferentes formas de dosagem. Pode tratar-se de comprimidos, de uma solução ou de um xarope. A dosagem adequada deve ser sempre ajustada com precisão para que os sintomas possam ser tratados imediatamente. Um antibiótico não é apenas responsável pelo tratamento de uma infeção bacteriana, mas deve também impedir a propagação da bactéria. Atualmente, é feita uma distinção entre um grande número de antibióticos diferentes. Cada um tem propriedades individuais e o seu próprio modo de ação. O utilizador deve aconselhar-se previamente com um médico ou farmacêutico. Este pode então indicar-lhe exatamente qual o antibiótico adequado para o seu problema. Resumimos alguns dos antibióticos mais conhecidos que pode comprar sem receita médica em várias farmácias. Estas podem ser as várias farmácias online, bem como as farmácias no centro da cidade.

Antibióticos sem receita médica

Que antibióticos é que os médicos costumam receitar aos doentes?

Como já foi descrito, o antibiótico deve ser sempre adaptado à doença do utilizador. É precisamente por isso que é muito importante que o doente procure previamente aconselhamento preciso junto de um farmacêutico. Este poderá então decidir exatamente quais os antibióticos mais adequados para si. Os antibióticos mais frequentemente prescritos incluem os seguintes medicamentos:

Doxiciclina — os antibióticos certos para tratar uma infeção cutânea

A doxiciclina é um antibiótico muito conhecido. Estes antibióticos são particularmente adequados para os doentes que sofrem de uma infeção grave. Uma infeção pode ter vários fatores que a desencadeiam. Na maioria dos casos, a contaminação de uma ferida leva a uma infeção bacteriana da pele. No entanto, o antibiótico doxiciclina também pode ser utilizado para muitas outras queixas. Estas podem incluir uma infeção no peito, uma infeção nos dentes ou uma infeção no ouvido médio. Em casos muito raros, o antibiótico doxiciclina é também prescrito a pessoas que sofrem de bronquite crónica ou amigdalite. A doxiciclina está sempre disponível sob a forma de cápsulas individuais. As cápsulas de doxiciclina são tomadas regularmente pelo utilizador durante todo o período de tratamento. É muito importante que o utilizador tome as cápsulas de doxiciclina sempre à mesma hora do dia. O antibiótico doxiciclina só pode ser tomado por adultos. Tanto as crianças como os adolescentes com menos de 18 anos estão completamente excluídos da utilização dos antibióticos doxiciclina. Estes antibióticos pertencem ao grupo dos antibióticos não sujeitos a receita médica. Isto significa que este medicamento pode ser adquirido sem receita médica nas várias farmácias.

Ciprofloxacina — um antibiótico sintético com um espectro de ação muito amplo

O medicamento Ciprofloxacina é um antibiótico sintético. Estes antibióticos contêm o princípio ativo fluoroquinolonas. Esta princípio ativo é conhecido não só pelo seu amplo espetro de ação, mas também pela sua ação incrivelmente rápida. Atualmente, os antibióticos ciprofloxacina só são prescritos pelos médicos para doenças muito graves. Estas podem incluir as seguintes doenças:

  • Uma infeção bacteriana muito grave no trato urinário: Pode tratar-se de uma cistite ou de uma pielonefrite. Em ambos os casos, é muito importante que o utilizador inicie um tratamento médico adequado numa fase precoce.
  • Este antibiótico também pode ser utilizado para a inflamação das articulações ou dos ossos.
  • Além disso, o antibiótico ciprofloxacina é também adequado para a inflamação do colo do útero.

A lista é apenas uma pequena seleção. Para além destas queixas, o antibiótico ciprofloxacina também pode ser utilizado para outras doenças. Os antibióticos ciprofloxacina só podem ser adquiridos nas farmácias sob a forma de comprimidos. Os comprimidos de ciprofloxacina devem ser sempre tomados por via oral pelo utilizador. É muito importante que o comprimido de ciprofloxacina não seja mastigado durante a ingestão. Isto pode afetar grandemente a eficácia do antibiótico ciprofloxacina. O medicamento Ciprofloxacina também pertence ao grupo médico dos antibióticos sem receita médica.

Azitromicina — o antibiótico certo com um modo de ação versátil

Os antibióticos azitromicina são conhecidos principalmente pelo seu modo de ação muito versátil. Devido à composição muito complexa dos princípios ativos que contém, os antibióticos azitromicina podem ser utilizados para tratar uma vasta gama de queixas diferentes. Estas incluem as seguintes queixas e doenças:

  • uma infeção muito grave do ouvido médio;
  • pneumonia;
  • diarreia do viajante muito grave;
  • bronquite crónica;
  • uma infeção da pele e da ferida;
  • em caso de malária.

Para além desta doença, os antibióticos azitromicina também podem ser utilizados para muitas outras queixas. No entanto, antes de um doente começar a utilizar o medicamento Azitromicina, é muito importante que obtenha conselhos precisos das farmácias. Esta é a única forma de garantir um modo de ação muito rápido. Em alguns casos, os antibióticos azitromicina são mesmo prescritos a pessoas que sofrem de clamídia. Esta é uma doença que pode ser transmitida durante as relações sexuais. Se um doente for afetado por clamídia, é também muito importante que inicie imediatamente um tratamento medicamentoso adequado. Os antibióticos azitromicina são exatamente o medicamento certo para o efeito. Basta perguntar diretamente ao seu farmacêutico. Ele pode passar-lhe uma receita para a utilização do antibiótico azitromicina. Os antibióticos azitromicina também podem ser adquiridos nas farmácias sem receita médica. No entanto, aconselhe-se junto de um farmacêutico antes de o tomar.

Amoxicilina — o antibiótico de penicilina certo para cada doente

Os antibióticos amoxicilina podem sempre ser adquiridos pelo utilizador sob a forma de cápsulas individuais. As cápsulas de amoxicilina são tomadas por via oral pelo doente. A vantagem é que a cápsula de amoxicilina pode dissolver-se diretamente no estômago do utilizador, onde a ação se propaga. Os antibióticos amoxicilina só podem ser tomados por utilizadores adultos. Este medicamento não é adequado para utilizadores com menos de 18 anos. O antibiótico amoxicilina pode ser prescrito por um médico para muitas queixas diferentes. No entanto, na maioria dos casos, o antibiótico amoxicilina é prescrito a pessoas que sofrem das seguintes infeções bacterianas:

  • Inflamação aguda da garganta e da faringe.
  • Uma infeção na pele: pode ser uma inflamação ou um fungo cutâneo.
  • No caso de uma infeção do trato gastrointestinal: Esta doença é visível na maioria dos utilizadores devido a uma diarreia muito grave. Se este for também o seu caso, é muito importante que consulte imediatamente um médico. Este pode então prescrever-lhe a utilização de antibióticos de amoxicilina.
  • Borrelia: Este tipo de infeção bacteriana ocorre geralmente logo após uma picada de carraça.
  • Os antibióticos também podem ser utilizados para tratar infeções do ouvido médio ou pneumonia.

No entanto, antes de o doente começar a tomar os comprimidos de amoxicilina diretamente, é muito importante obter informações precisas do farmacêutico sobre a dosagem adequada. O utilizador deve também ler atentamente o folheto informativo. Os antibióticos amoxicilina também podem ser prescritos pelo utilizador sem receita médica nas farmácias.

Cefixima + azitromicina — um excelente antibiótico de largo espetro para muitas infeções bacterianas diferentes

O medicamento Cefixima + Azitromicina é um antibiótico de largo espetro. Como se depreende do nome do medicamento, este antibiótico pode ser utilizado para muitas queixas diferentes. Os princípios ativos que contém matam as bactérias diretamente através da sua parede celular. Isto impede a propagação de bactérias e vírus. Na maioria dos casos, o antibiótico cefixima + azitromicina é prescrito a doentes que sofrem de gonorreia aguda, mas não complicada. Estes antibióticos só podem ser tomados por adultos devido ao seu modo de ação muito forte. O antibiótico cefixima + azitromicina também está disponível sob a forma de comprimidos individuais. Estes antibióticos podem sempre ser adquiridos nas farmácias em diferentes dosagens. Por isso, é muito importante que procure o conselho de um farmacêutico. Este poderá então decidir exatamente qual a dosagem mais adequada para si. Regra geral, no início do tratamento, o médico prescreve-lhe sempre uma dose ligeiramente inferior. Esta pode depois ser aumentada ao longo da fase de tratamento. Este procedimento é particularmente importante no caso dos antibióticos de ação forte. É a única forma de garantir que o medicamento é realmente bem tolerado pelo utilizador. O antibiótico cefixima + azitromicina também pode ser adquirido na totalidade na farmácia sem receita médica.

Monuril — o que são exatamente estes antibióticos e para que podem ser utilizados?

O antibiótico Monuril é particularmente indicado para tratar uma infeção da bexiga. O antibiótico Monuril é também receitado às mulheres que sofrem de cistite. Quando um doente sofre de cistite ou de uma inflamação da bexiga, esta caracteriza-se por fortes dores ao urinar. O doente pode também encontrar sangue na sua urina. Se este for também o seu caso, é muito importante que o utilizador contacte diretamente um farmacêutico. Este poderá então recomendar-lhe os antibióticos adequados. Na maioria dos casos, o farmacêutico recomendar-lhe-á a utilização do antibiótico Monuril. O medicamento Monuril é tomado sob a forma dos chamados grânulos. Isto é muito importante, pois permite que o princípio ativo se espalhe muito mais rapidamente. Os grânulos de Monuril podem ser tomados diretamente por via oral pelo doente. Após a ingestão, é aconselhável lavar com bastante água potável. Apenas em casos muito raros podem ocorrer determinados efeitos secundários aquando da utilização dos antibióticos Monuril. Se, no entanto, ocorrerem efeitos secundários, estes podem incluir as seguintes queixas:

  • náuseas graves;
  • diarreia;
  • tonturas;
  • dor de cabeça;
  • problemas digestivos.

Cada utilizador é aconselhado a observar atentamente os efeitos secundários correspondentes. Estes devem desaparecer por si próprios no prazo de três dias. O antibiótico Monuril também pode ser comprado pelo utilizador sem receita médica e é, portanto, um antibiótico sem receita médica.

Arilina — o que são exatamente esses antibióticos?

O antibiótico Arilina contém a conhecido princípio ativo metronidazol. Este princípio ativo encontra-se em muitos antibióticos diferentes e é particularmente popular devido ao seu modo de ação muito rápido. Estes antibióticos também podem ser receitados a doentes que sofram de uma infeção bacteriana na zona genital. Se é este o seu caso, então estes antibióticos são exatamente o tratamento certo para si. Esta doença é a conhecida trichomonas sexualmente transmissível. Esta doença pode ser transmitida a outras pessoas através de relações sexuais. Neste caso, é muito importante que o doente comece a utilizar um medicamento atempadamente. Os comprimidos revestidos por película de Arilina são ideais para este efeito. Os comprimidos de Arilina são sempre tomados por via oral pelo utilizador. O doente deve certificar-se sempre de que os comprimidos de Arilina são tomados com água potável suficiente. Caso contrário, será muito difícil para o comprimido de Arilina dissolver-se no organismo do utilizador. Isto significa que não terá o efeito desejado. Um comprimido revestido por película do antibiótico Arilina contém exatamente 500 mg do princípio ativo. Esta é também a dose máxima que não deve ser excedida pelo doente em circunstância alguma. Os antibióticos também podem ser adquiridos nas farmácias sem receita médica. Basta contactar diretamente o seu farmacêutico. Ele poderá fornecer-lhe informações pormenorizadas sobre a forma de tomar os comprimidos de Arilina.

Valaciclovir — os antibióticos adequados para a prevenção do herpes

Qualquer pessoa pode ser infetada com o vírus do herpes. Normalmente, basta beber de um copo sujo. O herpes fixa-se então, normalmente, diretamente no lábio inferior. Só muito poucas pessoas se apercebem de que o herpes é também um vírus que pode ser rapidamente transmitido a outras pessoas. Se sofrer de um sistema imunitário fraco, uma infeção por herpes pode mesmo ser fatal. Por este motivo, é muito importante que o doente inicie imediatamente um tratamento médico. Os antibióticos de valaciclovir também estão disponíveis sob a forma de comprimidos individuais. Estes comprimidos podem ser simplesmente tomados por via oral pelo utilizador. No entanto, deve ter em atenção que os antibióticos valaciclovir podem ser adquiridos em diferentes dosagens. Estas podem ser de 500 mg ou 1000 mg. A dosagem adequada é sempre adaptada exatamente aos sintomas do doente. Na maioria dos casos, o farmacêutico recomenda-lhe inicialmente uma dosagem ligeiramente inferior para estes antibióticos. Se não produzirem o efeito desejado, pode aumentar a dose individualmente. Antes de iniciar o tratamento, aconselhe-se sempre com um farmacêutico. Este poderá explicar-lhe em pormenor toda a fase do tratamento.

Os antibióticos indicados constituem uma seleção muito reduzida. Para além destes antibióticos, existem muitos outros disponíveis na farmácia que podem ser adquiridos pelo doente. É sempre aconselhável que informe o farmacêutico em pormenor sobre as queixas relevantes. Só assim é que ele pode recomendar-lhe o antibiótico certo para si. Pergunte-lhe com antecedência e comece a utilizar o antibiótico.

A que instruções de aplicação deve o doente prestar atenção?

A utilização de antibióticos está sempre sujeita a determinadas instruções de utilização. Estas instruções de utilização devem ser sempre lidas com atenção. É também muito importante que o utilizador cumpra sempre rigorosamente as respetivas instruções de utilização. Regra geral, estas referem-se sempre à aplicação correta. Por exemplo, é muito importante que os antibióticos sejam sempre tomados com água potável suficiente. Só assim é que o princípio ativo se pode espalhar no corpo do utilizador e difundir o seu modo de ação. Além disso, os antibióticos devem ser sempre tomados com muita regularidade. Se um doente se esquecer de tomar uma dose, esta não deve ser simplesmente substituída por uma dose dupla. Nesse caso, é aconselhável contactar diretamente um farmacêutico. Este poderá então decidir exatamente como o doente deve proceder.

Em geral, os antibióticos só são adequados para adultos. No entanto, existem antibióticos especiais que também podem ser tomados por crianças e adolescentes. No entanto, deve sempre falar com um farmacêutico. Se estiver grávida ou a amamentar, também é aconselhável consultar primeiro um farmacêutico. Este poderá então decidir exatamente se os antibióticos são adequados para si ou não. Em caso de dúvida, pode sempre consultar um farmacêutico. Nunca espere demasiado tempo, mas contacte sempre diretamente um farmacêutico da sua confiança.

Que tipos de antibióticos devem ser distinguidos?

Os vários antibióticos são sempre classificados de acordo com a sua área de aplicação. Por exemplo, existem alguns antibióticos que só são prescritos para sintomas muito graves. Deve tratar-se de uma infeção bacteriana que já se espalhou pelo corpo e pode até ter infetado outras zonas. Existem também alguns antibióticos que são prescritos para infeções ligeiras. Pode tratar-se de uma infeção do ouvido médio ou de uma amigdalite, por exemplo. Em ambos o caso, no entanto, é muito importante que o utilizador inicie imediatamente a medicação adequada. Por isso, o doente deve dirigir-se diretamente a uma farmácia e obter uma receita para um medicamento adequado. O farmacêutico pode determinar exatamente quais os antibióticos adequados para si com base nos seus sintomas.

No segundo passo, o farmacêutico deve sempre determinar uma dosagem adequada. Para determinar a dosagem correta de um medicamento, devem ser tidos em conta vários componentes. Estes incluem os seguintes componentes:

  • o peso exato do doente;
  • a doença em causa e os sintomas associados que afetam o doente — isto é muito importante, uma vez que os sintomas podem sempre manifestar-se de forma muito diferente em cada doente;
  • a idade do utilizador.

Estes fatores são depois utilizados para decidir qual a dosagem mais adequada. É muito importante que o utilizador cumpra sempre exatamente a dose prescrita. Não deve, em circunstância alguma, exceder esta dosagem. No pior dos casos, isto pode levar a uma chamada dosagem incorreta. Para o evitar, cada doente é aconselhado a seguir sempre exatamente a dosagem adequada.

Quando é que um antibiótico de venda livre não funciona?

Os antibióticos só são prescritos se o doente for afetado por uma infeção bacteriana. Os antibióticos não podem ser prescritos para uma infeção viral. A infeção por uma bactéria manifesta-se sempre pelos seguintes sintomas: tosse muito forte, dor de cabeça, tonturas, febre, dores de garganta fortes. Se um utilizador for afetado por estes sintomas, trata-se de uma infeção bacteriana. Neste caso, é aconselhável prescrever-lhe antibióticos para tratamento.

Que efeitos secundários podem ocorrer com a utilização de antibióticos?

Quando toma antibióticos, podem ocorrer efeitos secundários em alguns casos. No entanto, apenas um número muito reduzido de utilizadores é afetado por estes efeitos secundários. Para a maioria dos utilizadores, toda a fase de aplicação é completamente isenta de queixas e efeitos secundários. Se, no entanto, um utilizador sentir sintomas, estes podem incluir os seguintes efeitos secundários:

  • dores de cabeça fortes;
  • náuseas;
  • diarreia;
  • tonturas;
  • vómitos.

Se os princípios ativos contidos forem muito bem tolerados por um utilizador, normalmente não existem efeitos secundários. No entanto, se não conseguir tolerar os princípios ativos ou se for afetado por uma reação alérgica, podem ocorrer as queixas e os efeitos secundários indicados. Todos os doentes são sempre aconselhados a monitorizar os sintomas de perto. Se notar que os seus sintomas estão a piorar, pode consultar diretamente um farmacêutico. No entanto, para a maioria dos utilizadores, os sintomas desaparecem completamente por si próprios em poucos dias.

Pode utilizar antibióticos sem receita médica para o acne?

A acne caracteriza-se por manchas e borbulhagem muito grave que pode surgir no rosto, bem como nas costas e nos ombros. Na maioria dos casos, a pessoa afetada sofre de borbulhas vermelhas, que, em alguns casos, podem até provocar cicatrizes. Atualmente, existe uma grande variedade de medicamentos e fármacos que podem ser utilizados para tratar a acne.

Um antibiótico disponível sob a forma de pomada ou creme pode ser adequado. A maioria dos médicos prescrever-lhe-á então o antibiótico tetraciclina. Estes antibióticos podem simplesmente ser aplicados nas áreas relevantes da pele. Normalmente, isto é sempre feito com um aplicador. A pomada ou creme tem então a oportunidade de ser absorvido pela pele, de modo a espalhar o seu efeito. Os antibióticos de tetraciclina também podem ser comprados nas farmácias. O melhor é pedir diretamente ao seu farmacêutico as informações necessárias. Só assim poderá garantir o sucesso de um tratamento rápido e completo.

Quando é que os antibióticos não devem ser utilizados?

Os antibióticos não devem ser utilizados se o doente sofrer de uma reação alérgica ou tiver uma intolerância a um dos princípios ativos. Em ambos os casos, a utilização de antibióticos deve ser sempre evitada. Além disso, o utilizador deve estar sempre bem informado sobre a utilização adequada dos antibióticos. Esta é a única forma de garantir que o medicamento pode efetivamente ser utilizado pelo doente. Todos os doentes são aconselhados a ler atentamente todo o folheto informativo antes de iniciar o tratamento. Aí encontrará uma grande quantidade de informações importantes sobre a utilização de antibióticos.

Pode comprar um antibiótico sem receita médica nas farmácias — como é que isso é possível?

Nas muitas farmácias online, os antibióticos também podem ser adquiridos sem receita médica. Nas farmácias online, o doente deve primeiro preencher um questionário. O questionário descreve exatamente quais as queixas de que o doente é afetado e qual a alergia ou intolerância de que sofre. Este questionário é depois analisado por um farmacêutico qualificado. Este pode então decidir exatamente que antibióticos são adequados para o doente. Além disso, o doente é sempre informado em pormenor sobre a ingestão e a dosagem adequadas. Se o utilizador tiver alguma dúvida, pode sempre contactar diretamente o farmacêutico. Encontrará também todas as informações importantes no folheto informativo. Basta perguntar diretamente ao seu farmacêutico.

Como posso comprar antibióticos online? — como é que funciona

Passo 1: Procure antibióticos na embalagem pretendida

Os antibióticos estão disponíveis em várias embalagens diferentes. O melhor é introduzir o nome do medicamento diretamente na barra de pesquisa. Irá então encontrar o medicamento nos diferentes tamanhos de embalagem. Agora selecione o medicamento que pretende encomendar e adicione-o ao cesto de compras.

Passo 2: Registe-se na farmácia

Depois de ter colocado o medicamento desejado no seu cesto de compras, deve agora iniciar sessão. Se ainda não é cliente da farmácia, deve primeiro registar-se. O registo é totalmente gratuito. Só tem de introduzir o endereço de entrega pretendido e os seus dados pessoais.

Passo 3: Selecione o tratamento em linha e preencha o questionário

Na terceira etapa, deve efetuar um tratamento em linha, uma vez que os antibióticos são medicamentos sujeitos a receita médica. O tratamento em linha consiste no preenchimento de um questionário médico. Um médico online certificado verificará então os seus dados e decidirá se está apto a tomar o medicamento antibiótico. Se for esse o caso, o médico passa-lhe imediatamente uma receita eletrónica de antibióticos.

Passo 4: Confirme o pagamento

Depois de receber a receita, só tem de pagar o medicamento. Existem várias opções de pagamento disponíveis para si.

Passo 5: Faça o envio do medicamento

O antibiótico será então enviado. Normalmente, são necessários 2 a 3 dias úteis para que receba o medicamento em sua casa.

Compre antibióticos online sem receita em Portugal

Conclusão: Existe alguma forma de comprar antibióticos sem receita médica?

Uma vez que os antibióticos estão sujeitos a receita médica em Portugal, não é possível comprar este medicamento sem receita médica. Se sofre de uma infeção e precisa de tomar um antibiótico, o melhor é consultar um médico. Os médicos online também podem indicar-lhe qual o medicamento mais adequado para si. Pode também pedir a um médico que emita uma receita adequada para o medicamento diretamente online. Desta forma, nada o impede de fazer uma compra simples.