O que é Ramipril?
Ramipril é um inibidor de ECA, que é um tipo de droga que age impedindo a produção do hormônio angiotensina II. Esse hormônio normalmente faz com que a pressão sanguínea aumente no corpo, então quando o ramipril impede que ele seja formado como de costume, a pressão sanguínea diminui, o que é útil para tratar hipertensão e algumas outras condições de saúde.
Como ele funciona?
Ramipril e outras drogas inibidoras de ECA agem para baixar a pressão sanguínea impedindo que uma enzima converta angiotensina I em angiotensina II. Angiotensina II é a forma ativa, que normalmente ajuda a aumentar a pressão sanguínea quando ela está baixa demais – ela faz isso comprimindo os vasos sanguíneos e aumentando a quantidade de sangue que precisa viajar através deles.
Quando você tomar ramipril, você não terá muita angiotensina II no seu corpo e ela não poderá empreender seu efeito como de costume para aumentar a pressão sanguínea. O resultado?
- Os músculos ao redor dos seus vasos sanguíneos relaxam, criando mais espaço para que o sangue passe por eles.
- Os seus rins reabsorvem menos água e você expele mais na sua urina, o que significa que você terá menos sangue na sua corrente sanguínea.
Efeitos Colaterais
Inibidores de ECA têm uma ação ampla sobre o corpo e, como resultado, há vários efeitos colaterais que podem ocorrer quando você toma ramipril. Você deve checar a bula de informação do medicamento para ter a lista completa, mas os mais importantes são:
Pressão sanguínea baixa (hipotensão)
Os efeitos colaterais mais comuns acontecem porque ele funciona bem demais e você acaba com uma pressão sanguínea baixa. Você pode notar sintomas de:
- Dor de cabeça
- Cansaço
- Tontura
- Rubor
Baixar Ramipril bula do medicamento