O que é Metrogel?
Metrogel contém um antibiótico chamado metronidazol, frequentemente prescrito para uma condição facial chamada de rosácea – continue lendo para receber conselhos sobre seu uso, alertas e efeitos colaterais
Como o Metrogel funciona?
Metrogel contém o ingrediente ativo metronidazol, que é um tipo de medicamento chamado de antibiótico.
O Metronidazol mata as bactérias interferindo em seu material genético (DNA). Ele mata uma ampla variedade de bactérias que são conhecidas coletivamente como bactérias anaeróbicas. Esse tipo de bactéria não precisa de oxigênio para crescer e se multiplicar. Elas podem infectar feridas na pele e úlceras e produzem um odor ofensivo. O Metronidazol é aplicado em tumores fúngicos malcheirosos para matar essas bactérias e reduzir o cheiro associado.
O Metronidazol também é aplicado à pele para tratar uma condição inflamatória crônica chamada de acne rosácea. Nessa condição há uma inflamação de longo prazo das bochechas, nariz, queixo, testa, e/ou pálpebras, com vermelhidão acentuada ou erupções de acne nessas áreas do rosto.
Quais são os possíveis efeitos colaterais do Metrogel?
Medicamentos e seus possíveis efeitos colaterais podem afetar pessoas individuais de diferentes maneiras. A seguir termos alguns dos efeitos colaterais que se sabe estar associados ao Metrogel. Só porque um efeito colateral é relatado aqui, isso não significa que todas as pessoas usando este medicamento irão experimentar esse ou qualquer efeito colateral.
Comuns (afetam entre 1 em 10 e 1 em 100 pessoas)
- Desconforto na pele (ardência ou ferroada) ou irritação no local da aplicação. Veja acima.
- Sequidão, vermelhidão ou coceira na pele.
- Agravamento da rosácea. Consulte o médico se você acha que este medicamento está piorando a sua pele.