O que é Lisinopril?
Lisinopril é um tipo de droga chamada de inibidor de ECA que funciona impedindo que o hormônio angiotensina II seja produzido, o que normalmente faz com que a pressão sanguínea aumente. Quando o Lisinopril impede que ele seja formado, a pressão sanguínea fica mais baixa para controlar a hipertensão.
Se você ou alguém que você conhece precisa tomar lisinopril para ajudar a baixar a sua pressão ou melhorar a saúde do seu coração, esta página tem a maior parte da informação que você vai precisar.
Como ele funciona?
Lisinopril e outras drogas inibidoras de ECA agem para baixar a pressão sanguínea impedindo que uma enzima converta angiotensina I em angiotensina II. Angiotensina II é a forma ativa, que normalmente ajuda a manter a pressão sanguínea mais alta quando ela está baixa demais comprimindo os vasos sanguíneos e aumentando a quantidade de sangue viajando por eles.
Quando você tomar lisinopril, você não terá muita angiotensina II no seu corpo e ele não poderá empreender seu efeito como de costume para aumentar a pressão sanguínea. Isso é o que acontece:
- Os músculos ao redor dos seus vasos sanguíneos relaxam, criando mais espaço para que o sangue passe por eles.
- Os seus rins reabsorvem menos água e você expele mais na sua urina, o que significa que você terá menos sangue na sua corrente sanguínea.
Doses
Há três doses diferentes disponíveis: 5mg, 10mg e 20mg. A maioria dos médicos irá recomendar que você comece com uma dose baixa, como 5mg, conforme seu corpo se acostuma a tomar a droga. Algumas semanas depois, a dose pode ser aumentada até que eventualmente você alcance a dose ideal para você, com a sua pressão sanguínea numa variação saudável. Isso ajuda a diminuir os efeitos colaterais que são mais severos nos primeiros dias tomando lisinopril.