O que é Bactrim?
O Bactrim é um antibiótico muito poderoso, que combina outros dois, o sulfametoxazol e o trimetoprima. Tem como objectivo o tratamento de infecções bacterianas de diferentes tipos, nomeadamente cistites e outras infecções urinárias. O Bactrim impede a proliferação das bactérias que provocam a infecção, o que significa que a sensação de alívio é quase imediata após começar a tomar este medicamento.
Dosagem
Sendo um antibiótico, o Bactrim só deve ser tomado quando receitado pelo médico, até mesmo para impedir o desenvolvimento de bactérias mais resistentes a antibióticos. Esta é um dos principais problemas adventos da auto-medicação, que cada vez acontece mais entre a população em geral. O Bactrim é comercializado em comprimidos, de 400 ou 800 miligramas.
É recomendado a quem está a tomar este medicamento que beba muita água, de forma a evitar a formação de cálculos renais. Além disso, deve toma-lo antes das refeições, para evitar dores de estômago. É que, tal como os restantes antibióticos, o Bactrim também provoca alguns efeitos secundários. Em geral, estes são pouco graves, mas se verificar alguma reacção adversa deve suspender imediatamente a sua toma. Entre os efeitos secundários mais comuns resultantes do Bactrim encontram-se as náuseas e vómitos, a perda de apetite, alguma urticária e, de forma menos frequente, inflamações de garganta, tosse, febre ou diarreia. Além disso, não é de todo recomendado a mulheres grávidas.
Efeitos colaterais
A posologia recomendada do Bactrim é de uma cápsula de doze em doze horas, se bem que em crianças e bebés a dosagem deve ser mais reduzida. Como em todos os antibióticos, deve sempre terminar a quantidade total receitada pelo médico, mesmo que os sintomas já tenham aparentemente desaparecido. Em caso de esquecimento em tomar uma dose, procure toma-la assim que possa, desde que não seja demasiado próximo da dose seguinte. Em caso de dúvidas, esclarecimentos ou outros problemas consulte sempre ajuda especializada, nomeadamente a do seu médico ou farmacêutico.