O que é Lenzetto?
Entre os 45 e os 55 anos, as mulheres entram na menopausa, o período das suas vidas que marca o final da sua fase reprodutiva. Com isto, o organismo feminino começa a produzir menos hormonas, nomeadamente estrogénio e estradiol, as duas mais importantes hormonas femininas. Com isso, podem surgir sintomas que, sem serem necessariamente graves, podem-se tornar desconfortáveis e levar a outros problemas no dia-a-dia da mulher.
Como ele funciona?
O Lenzetto é um medicamento em forma de spray que é utilizado como terapêutica de substituição hormonal, com o objectivo de compensar os baixos níveis de estradiol no organismo da mulher. Funciona por via transdérmica, o que quer dizer que é absorvido pelo sangue através da pele. Isso traz muitas vantagens à mulher, uma vez que assim não necessita de ingerir estas hormonas, o que torna o tratamento menos invasivo.
Assim, o Lenzetto é recomendado para o tratamento de todos os sintomas que resultam do défice hormonal provocado pela menopausa, nomeadamente afrontamentos, suores noturnos, dificuldade em adormecer, olhos secos, alterações súbitas do estado de humor, depressão e dores nas articulações. Além disso, o spray é prescrito a mulheres que tiveram a sua última menstruação há menos de 6 meses, não devendo ser usado por quem sofra de cancro da mama, quem sofre de hiperplasia endometrial ou quem tem algum tipo de doença hepática.
Efeitos colaterais
A forma recomendada de utilização do Lenzetto é de uma dose ao dia, se bem que o médico especialista pode entender uma utilização reforçada. No entanto, esta nunca deve ser superior a três pulverizações diárias. O Lenzetto pode ter ainda alguns efeitos secundários, à semelhança de todos os outros medicamentos, nomeadamente tonturas, enxaquecas, alteração de peso, náuseas, seios sensíveis e erupções cutâneas extemporâneas. Em caso de persistência destes sintomas deve parar imediatamente de usar o spray e consultar o seu médico.