O que é Cotrimoxazol?
O Cotrimoxazol é um super-antibiótico, que combina outros dois, o sulfametoxazol e o trimetoprima, indicado para o combate a diferentes infecções bacterianas. É um medicamento com uma larga amplitude de utilizações, recomendado para o combate a diferentes tipos de infecções, mas também na sua própria prevenção.
Como ele funciona?
Assim, o Cotrimoxazol pode ser utilizado no combate a infecções do trato respiratório, como é o caos da pneumonia ou da minute; infeções do trato urinário, como cistites ou inflamação da próstata; fibrosa cística; febre Q; doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia; e infecções gastrointestinais. A forma como o Cotrimoxazol actua é muito simples. O fármaco é absorvido pelo sangue e rapidamente transportado até aos tecidos inflamados, eliminado as bactérias existentes no local, levando a um alívio rápido dos sintomas, da dor e do mal-estar.
O Cotrimoxazol é disponibilizado sob o formato de comprimidos, de 480 miligramas, e deve ser tomado sempre com as refeições. Como é um antibiótico, deve tomar sempre ate ao final a dosagem recomendada pelo médico, mesmo que já se sinta melhor ou os sintomas já tenham desaparecido. Isso explica-se pelo fato de que as bactérias podem permanecer no seu organismo e reaparecer mais tarde, voltando a adoecer.
Efeitos colaterais
Sendo um antibiótico muito forte, o Cotrimoxazol apresenta alguns efeitos secundários mais ou menos comuns, nomeadamente a níveis de problemas intestinais, náuseas, vómitos ou falta de apetite; candidíase oral; infecções vaginais; e dores de cabeça. Em caso de agravamento destes sintomas, deve suspender imediatamente a toma do medicamento e contactar o seu médico. Em caso de dúvida, consulte também ajuda especializada, nomeadamente um médico ou o seu farmacêutico. Além disso, existem algumas situações às quais não é recomendada a toma do Cotrimoxazol, nomeadamente a quem sofre de patologia hepática ou renal, pessoas com idade avançada, a quem sofra de diabetes ou quem tenha problemas de tiróide.