O que é Lixiana?
A Lixiana é um anti-coagulante directo que actua de forma eficaz e poderosa na inibição do bloqueio dos vasos sanguíneos, ao bloquear a acção das proteínas de coagulação no sangue. Com isto, reduz os riscos de um acidente cardiovascular, por exemplo. A Lixiana é assim prescrita em situações de prevenção da formação de coágulos sanguíneos em pacientes que sofrem de fibrilhação arterial e no tratamento e prevenção de recorrência de tromboses.
Dosagem
A Lixiana é comercializada em forma de comprimidos, de 25, 30 e 60 miligramas. Sua posologia, assim como a duração dk tratamento, deve ser definida pelo médico, se bem que a recomendação geral indica a toma de um comprimido por dia, de 30 ou 60 miligramas, de acordo com o peso do paciente. A dose pode vir a ser acertada ou reduzida com o passar do tempo.
Efeitos colaterais
Como é sabido, qualquer medicamento pode provocar efeitos secundários e a Lixiana não é exceção. No entanto, como este é um fármaco com uma grande tolerância, os efeitos secundários são bastante raros. Contudo, estes incluem risco de hemorragia nasal ou cutânea, náuseas e dores abdominais, anemia ou erupções cutâneas imprevistas. Em caos de agravamento destes sintomas, deve consultar imediatamente o seu médico ou farmacêutico.
Apesar de ser um medicamento muito poderoso, a Lixiana é aconselhado a todas as pessoas, podendo ser tomado por todos, exceto em caso de hemorragia grave, tensão arterial muito elevada, mulheres grávidas e todos aqueles que já estejam a tomar outro anti-coagulante. Em caso de dúvida deve sempre procurar aconselhamento especializado.