O que é Valsartan?
O Valsartan é um medicamento indicado para baixar a tensão arterial através do aumento dos vasos sanguíneos. Ou seja, ao reduzir a tensão dos músculos em redor das paredes das artérias, os vasos sanguíneos alargam-se e ficam menos sob pressão, resultando consequentemente numa tensão arterial mais baixa.
Quando se deve usar Valsartan?
Assim, o Valsartan é receitado naturalmente em situações de hipertensão, em que o sangue flui de forma demasiado rápida, podendo resultar em acidente cardiovascular; em situações de insuficiência cardíaca, em que, por falha do coração, os sangue é bombeado de forma insuficiente para o resto do organismo; ou em situação de enfare do miocárdio, em que o coração não consegue funcionar de forma eficaz.
O medicamento está disponível em que dosagens?
O Valsartan é disponibilidade em formato de comprimido e deve ser tomado de acordo com as instruções do médico especialista. No entanto, o recomendada a toma de 1 comprimido diariamente de 80 miligramas. Esta dose pode ser reforçada se o médico entender, se bem que a dose máxima diária recomendada é de 320 miligramas, ou seja, 3 comprimidos por dia.
Quais são os efeitos secundários de Valsartan?
Por ser um fármaco poderoso, o Valsartan pode apresentar alguns efeitos secundários. Entre os mais comuns encontram-se as tonturas, uma função renal mais diminuta, dores de cabeça, tosse e cansaço elevado. Se estes sintomas se agravarem deve parar imediatamente a toma do Valsartan e consultar o seu médico ou o seu farmacêutico. Além disso, o medicamento também não é recomendado a quem sofre de doença hepática, mulheres grávidas, quem sofre de diabetes ou pacientes a fazer tratamento à base de aliscireno.