O que é Isotretinoína?
A Isotretinoína é um medicamento muito poderoso, que é receitado para o tratamento do acne. Através da substância activa da isotretinoína, o fármaco reduz a produção de sebo na pele, funcionando como um anti-inflamatório, que em simultâneo reduz as impurezas e permite a renovação mais eficiente da camada superior da pele. Por ser um medicamento muito forte, está sujeito a prescrição médica.
Como ele funciona?
O acne, muito comum junto dos jovens, surge com a obstrução das glândulas sebáceas pela produção acima do normal de sebo. Esta é uma situação natural durante o período da puberdade, que por norma tem tendência a desaparecer. No entanto, quando o acne se desenvolve de forma mais gravosa, criando quistos ou abcessos, pode tornar-se desconfortável e até provocar dor. Este acne é chamado de cístico ou conglobata e é precisamente para estas formas de acne que a Isotretinoína é recomendada.
Posologia
A Isotretinoína é comercializada sob a forma de cápsulas e o tratamento pode durar vários meses, com uma interrupção pelo meio. O ideal é seguir o prescrito pelo médico especialista, mas em geral a posologia recomendada é a de duas tomas diárias, de acordo com o peso do paciente. No entanto, existem pessoas que não devem tomar a Isotretinoína, como é o caso de quem sofre de doença hepática, as mulheres grávidas e quem tem níveis elevados de colesterol.
Efeitos colaterais
Todos os medicamentos têm efeitos secundários e a Isotretinoína não é excepção. Apesar de serem raros, os efeitos secundários mais comuns são problemas de pele, nomeadamente epiderme seca que sumosa, nariz ou olhos secos, dores de cabeça, aumento dos níveis de colesterol e até tonturas. Se estes efeitos se agravarem deve suspender imediatamente a toma do medicamento e consultar o seu médico ou farmacêutico.